Situação dos servidores: Sindicato discute novo funcionamento do Ceac Rodoviária

A direção do SINTRASE esteve na Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão (Seplag) na manhã desta segunda, 2, para discutir a situação do fechamento, no turno da tarde, do Centro de Atendimento ao Cidadão (Ceac) da Rodoviária Nova. De acordo com informações da Secretaria, com o novo horário de atendimento, 11 servidores efetivos serão deslocados para outros Centros.

A escolha para outro local de trabalho ficou a critério do próprio servidor, segundo o superintendente de Modernização da Gestão e do Atendimento ao Cidadão (Sumog/Seplag), Rodrigo Farias. Houve a opção por mudar o turno no mesmo Ceac (trabalhar pela manhã na Rodoviária) ou ser transferido para outro Centro, além da alternativa de trabalhar no Itinerante, que roda o interior do estado. “Ficamos aliviados em saber que o servidor foi consultado antes de ser realocado, respeitando a sua rotina pessoal que certamente já estava estruturada”, declarou Diego Araujo, presidente do SINTRASE.

A mudança no horário atende à nova política interna do Governo do Estado para reduzir custos, em conjunto com a baixa demanda do atendimento neste Centro específico. O novo funcionamento do Ceac Rodoviária, de acordo com a Seplag, deve acontecer até às 13h e será colocado em prática após a reinauguração do Ceac Shopping Riomar, previsto para amanhã, dia 3. “Esperamos que a mudança do horário seja feita somente em maio, para dar tempo hábil aos servidores para que se organizem melhor”, solicitou Diego. A data exata será confirmada posteriormente pela Secretaria.

Participaram também da reunião as diretoras Elma Andrade e Jaqueline Rodrigues.

Estrutura do Ceac

Diego aproveitou a presença do superintendente e do diretor de Coordenadoria Geral dos Centros de Atendimento ao Cidadão, Alex Prata, para cobrar melhorias na estrutura na Rodoviária. O problema na refrigeração do ambiente – já constatado e denunciado pelo Sintrase no início desse ano – voltou a ser destacado pelo sindicalista. “O ar condicionado funcionava em condições precárias, que não davam conta dos setores do Ceac, e os servidores tinham que atender a população no calor”, disse o dirigente. A reforma nos banheiros do Centro também foi apontada por Diego.

Em resposta, Rodrigo afirmou que já foram instalados três novos equipamentos de refrigeração. “O próximo passo, após a reforma do Centro do Riomar, é a readequação do Ceac da Rodoviária”, declarou o superintendente.

O sindicato sugeriu ainda que no Riomar fossem disponibilizados os núcleos da secretaria da educação, por causa da matrícula online para escolas públicas e documentações, e do Sergipe Previdência. “Para facilitar o acesso e ‘desafogar’ os serviços. Também consideramos que muitos pais e mães de alunos não sabem utilizar a internet, então, esta seria uma forma de viabilizar mais uma nova opção para os estudantes da rede estadual”, finalizou.

Dirigentes do SINTRASE tomam posse no Conselho Estadual dos Direitos das Mulheres em Sergipe

Protesto: Bota Fora de Jackson Barreto nesta sexta, dia 6