Abertura: SINTRASE promove primeiro encontro do Ciclo de Debates sobre Serviço Público

A abertura do Ciclo de Debates sobre Serviço Público, evento organizado pelo SINTRASE que objetivapromover a reflexão sobre o funcionalismo público e estimular o debate sobre a administração pública, ocorreu na manhã desta terça, 17, na sede do sindicato. O fórum de discussões contou, neste primeiro dia de palestra, com a presença do pré-candidato à prefeitura de Aracaju, Edvaldo Nogueira. A mesa de debates também foi composta pelo presidente licenciado da Central de Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil (CTB-SE) e pré-candidato a vereador da capital, Edival Góis.

“É fundamental que os trabalhadores possam discutir e ouvir [os pré-candidatos] para que façam a sua opção eleitoral de maneira consciente.  Acho que é uma grande iniciativa. Estou muito feliz e satisfeito em participar e aproveito para parabenizar o sindicato por esta iniciativa”, afirmou Nogueira. “Essa iniciativa do SINTRASE, em trazer os pré-candidatos para apresentarem seus projetos e programas, mostra a responsabilidade e o compromisso do sindicato com os seus filiados, com servidores públicos de maneira geral e com a população aracajuana”, declarou.

Para o pré-candidato a vereador, o Ciclo de Debates é um amplo espaço de discussões que promove a participação democrática dos trabalhadores e servidores. “É importante que o SINTRASE faça esse ciclo, pois os trabalhadores e trabalhadoras precisam participar da vida política do país. Acho que um sindicato, além de encaminhar a luta da categoria pela sua valorização, também precisa aumentar o nível de consciência política dos trabalhadores e trabalhadoras. Com esse nível de consciência elevado é que podemos preparar uma população e modificar a nossa cidade, nosso estado, nosso país”, afirmou. “O evento cumpre o papel do sindicato em chamar seus trabalhadores para observar o conjunto da sociedade, ter conhecimento e participar desse debate que abrange toda a sociedade sobre nossa saúde, nossa educação, sobre a mobilidade urbana e a forma como o dinheiro público está sendo utilizado. Acho de grande valia. O SINTRASE sai na frente, pois faz esse debate  e escuta seus filiados e também os pré-candidatos, em um espaço democrático que essa nova gestão do sindicato vem fazendo, ampliando seus fóruns e deliberações e mostrando a importancia da luta”, complementou Góis. “Estamos em um momento que é preciso elevar esse nível de consciência política e o SINTRASE sai na frente. Solicitamos que outros sindicatos copiem a iniciativa do sindicato, para também realizar seus fóruns e ampliar o debate”, disse.

O presidente do SINTRASE, Diego Araujo, acredita que estas reuniões contribuem para aproximar não só o sindicato da sua base, mas auxiliar os servidores em sua formação política mais crítica. “Promovemos, nesse primeiro encontro, um espaço aberto para que todos participassem, ouvissem e perguntassem diretamente, a cada futuro gestor, sobre as ideias que eles têm a oferecer à sociedade e ao serviço público em geral, como melhorias também para o funcionalismo público. Esperamos nas próximas palestras que cada vez mais servidores marquem presença e aproveitem essa oportunidade de discutir os projetos dos pré-candidatos e os projetos para as próximas eleições”, finalizou.

O SINTRASE divulgará em breve os nomes dos outros participantes. Os pré-candidatos que tiverem interesse em participar do Ciclo devem entrar em contato com o SINTRASE, através do número 3211-4164, para agendar a palestra.

ciclo 1 ciclo 2 ciclo 3 ciclo 4

SOBRE SERVIÇO PÚBLICO: CICLO DE DEBATES COMEÇA NESTA TERÇA, 17

Comissões realizam reunião conjunta e definem últimos detalhes sobre as titulações