Ato solidário marca calendário de mobilização da greve dos sevidores

A manhã desta quarta, 20, foi marcada por mais protesto dos servidores do estado que, desta vez, resolveram inovar e transformar a luta em ato de solidariedade. Em greve há quase 80 dias, a categoria dedicou a reivindicação a uma doação de sangue coletiva, que aconteceu pela manhã no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose).

“Esta é a terceira vez que o SINTRASE e a base se mobilizam para doar sangue, que além de simbolizar um ato de amor e reciprocidade, auxilia no estoque do Hemose que andava escasso nos últimos dias”, afirmou o presidente do sindicato, Diego Araujo. “Escolher a doação de sangue é optar por um ato de manifesto ‘positivo’, que chama atenção da sociedade sobre o destrato causado pelo governo estadual em relação aos servidores da Administração Geral, ao mesmo tempo em que esta mesma ação traz benefícios para a comunidade”, completou.

O ato contou com a presença de integrantes do Grupo de Apoio à Criança com Câncer (GACC), que solicitaram encaminhamento de doações também para menores em risco assistidos pela instituição, que se encontravam internados na unidade de saúde. A doação coletiva fez parte do calendário de mobilização dos servidores, que suspenderam as atividades desde 4 de fevereiro. Segundo a direção do sindicato, cerca de 6 mil servidores permanecem com as paralisaram as atividades. A categoria pede a implementação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) devidamente reajustado.

Quem pode doar

Os requisitos básicos para quem tem interesse em doar são a apresentação de documento com foto, válido em todo o território nacional, ter entre 16 e 69 anos de idade e pesar mais de 50 Kg. É importante que o candidato não vá em jejum e tenha feito um repouso mínimo de 6 horas na noite anterior à doação. A não ingestão de bebidas alcoólicas nas 12 horas anteriores também é requisito, assim como evitar fumar por pelo menos 2 horas antes da doação e o consumo alimentos gordurosos nas 3 horas antecedentes à coleta do sangue.

ato2 ato10 ato9 ato7

SINTRASE REALIZA ATO DE PROTESTO SOLIDÁRIO