GOVERNO NÃO REPASSA CONSIGNAÇÕES PARA O SINTRASE

O SINTRASE, sindicato representativo dos servidores públicos da Administração Geral vem, através desta nota, atualizar a categoria sobre mais uma ação arbitrária realizada pelo governo estadual, que se configura, dessa vez, em atrasar os repasses das consignações – que são aqueles valores de determinada importância descontados na folha mensal de pagamento do servidor público (seja ele ativo, inativo ou pensionista) pela Administração Pública – à entidade sindical.

Estes repasses ocorrem no primeiro dia útil após o pagamento dos salários dos servidores (já que este valor não pertence ao Estado e, por lei, ele não pode retê-lo), o que não vem ocorrendo desde o começo deste ano. Dessa forma, o SINTRASE vem passando por uma instabilidade financeira que compromete o funcionamento das atividades habituais da instituição, como pagamento de dívidas, de funcionários e realizações de atos de protesto e assembleias, entre outros serviços administrativos que demandam gastos.

O SINTRASE vê com bastante preocupação esta postura do governo, que tenta enfraquecer a instituição e, consequentemente, a luta sindical, e entende que essa atitude se reflete como uma perseguição e retaliação, em especial porque o SINTRASE acionou o Poder Judiciário para defender o pagamento do 13ª salário dos servidores sem parcelamento, no último mês de dezembro. “Juridicamente falando, esta ação do governo se caracteriza como uma conduta anti-sindical. Repudiamos mais essa atitude, que é uma forma baixa de tentar comprometer a luta dos servidores do Estado”, destacou o presidente da instituição, Diego Araujo.

Segundo o dirigente sindical, o atraso já foi comunicado algumas vezes ao governo do Estado, mas os valores ainda não foram repassados em sua integralidade. “Chegamos a uma situação no mínimo, constrangedora, com atrasos e nome negativado, com dificuldades em manter a instituição e programar atividades, assim como estão passando os servidores do funcionalismo público estadual”, declarou.

Realização da assembleia dia 22

Diante do que foi apresentado, o presidente ressalta que aguarda até esta quarta, dia 20, pelos repasses dos recursos para ajudar nos gastos com a assembleia prevista na próxima sexta, dia 22. “A assembleia é um passo mais do que necessário nesse momento, porque vários absurdos estão acontecendo desde a última paralisação da categoria, no semestre passado. Então, decidimos que, mesmo com os recursos insuficientes, a assembleia acontecerá como já divulgado, mas só amanhã (20) será possível afirmar se o sindicato terá condições de arcar com maiores gastos, como o transporte para os servidores do interior”.

O SINTRASE lamenta esta situação que, felizmente, não é comum aos atos organizados pelo sindicato, já que este sempre se compromete com os custos adicionais que uma assembleia demanda, e reafirma que divulgará o mais brevemente possível se haverá transporte custeado pelo sindicato. E aproveita também para convocar o maior número de servidores possível para participar da assembleia e se inteirar dos acontecimentos, mesmo não havendo transporte custeado pela instituição, pois é fundamental a participação da categoria na condução das ativididades do sindicato. Não desanimem!

A assembleia com indicativo de greve por tempo indeterminado acontece na próxima sexta, dia 22, a partir das 10h (primeira chamada) e 10h30 (segunda chamada), no Auditório do Sindicato dos Bancários (Av. Gonçalo Prado Rollemberg, 794/804, Centro de Aracaju).

CONTINUEMOS NA LUTA!!!!

nota