Últimas Notícias

Bancários do Sergipe e Procon defendem isenção de juros e multas do período da greve nos bancos

0

No 18º dia de greve nos bancos por tempo indeterminado, os representantes do Sindicato dos Bancários de Sergipe (Seeb/SE) e do Procon Municipal reiteraram a defesa da isenção de multa e juros para os usuários dos bancos por atraso no pagamento de contas de serviços e títulos, durante o período da greve nacional dos bancários. O assunto foi tratado em audiência extrajudicial no Ministério Público de Sergipe (MP/SE) e foi dirigida pela promotora de Justiça da Promotoria dos Direitos do Consumidor, Euza Missano.

Nova audiência

Além do Seeb/SE e Procon, compareceram a audiência representantes dos bancos públicos Banco do Brasil (BB) e Caixa Econômica Federal (CEF). Segundo a promotora, diante do prazo emergencial das notificações expedidas, ficou registrado os ausentes (Bradesco, Itaú e Santander).

Euza Missano marcou nova audiência sobre esse tema para a próxima quarta-feira, dia 28, e convocou a presença das instituições financeiras públicas BB, CEF, Bradesco, Itaú e Santander.
“Como parceiros do primeiro momento dos direitos dos consumidores e garantias sociais da população de Sergipe, o Seeb/SE participou da audiência convicto que aos clientes e usuários do sistema financeiro, os bancos ficam com uma dívida que é a de isentar os juros e multas do período da greve”, afirmou a presidenta do Seeb/SE, Ivânia Pereira.

Do Seeb/SE acompanharam a presidente o diretor do Departamento Jurídico e o advogado, respectivamente, Edson Moreira e Marcos Mc Gregory. Representando o Procon Municipal estavam, Jorge Husek e Nubem Bomfim.

Com relação à cobrança de multa e juros pelo atraso no pagamento de contas de serviços e títulos, em função da greve, os representantes dos bancos públicos solicitaram prazo para informação ao Ministério Público e Procon de Aracaju, quanto a não incidência. Quanto ao atendimento, os representantes do BB e CEF informaram que o serviço de compensação bancária vem sendo realizado de forma regular.

Orientação aos consumidores

Os representantes do Procon informaram à promotora que durante a e fiscalização das agências bancárias, presenciaram as ações do Sindicato dos Bancários “promovendo orientação aos consumidores de forma a minimizar reflexos da greve dos serviços bancários”.

Banese

Apesar de não integrar a greve nacional, os representantes do Banco do Estado de Sergipe (Banese) estiveram presentes na reunião e informaram ao MP/SE que nessa greve, “os serviços estão regulares e com grande fluxo de consumidores para utilização, aduzindo que, excepcionalmente, no interregno temporal da greve dos bancários, fica prejudicado o cumprimento integral da Lei dos Quinze Minutos, diante do aumento considerável dos serviços prestados”.

(Fonte: Déa Jacobina – Ascom Seeb/SE – 26 de outubro)

(Foto: Portal CTB)

seeb procon

Sintrase finaliza ação visando pagamento de benefícios

Previous article

Após reunião, assembleia com indicativo de greve não está descartada

Next article

You may also like

Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.