Votação do PLC do desmonte da previdência estadual prevista para esta quinta, 24

SINTRASE e servidores estaduais compareceram hoje, 23, à Assembleia Legislativa (Alese) para pedir apoio aos deputados para que não apreciem o Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 10/2017, que visa extinguir o Fundo Previdenciário do Estado de Sergipe (Funprev). Proposto pelo governo estadual, o projeto deve ir à votação na sessão desta quinta, 24.

O PLC propõe a fusão do mais antigo fundo previdenciário Finanprev, que se encontra deficitário, e o Funprev, que engloba os servidores que entraram no serviço público a partir de 2008 e tem em caixa saldo positivo. Na ótica do SINTRASE, esta medida do governo não servirá como solução para o rombo da previdência estadual e prejudicará ainda em curto prazo uma gama maior de servidores.

“O projeto de Jackson Barreto não apresenta solução plausível para o déficit da previdência estadual. Ao contrário, a fusão com o Funprev, que se encontra capitalizado, com o Finanprev, é apenas um paliativo que durará somente alguns meses. Em pouco tempo, o problema do ‘rombo’ estará ainda maior e arrastará mais servidores do quadro estadual ao problema da previdência. Teremos dois fundos com dívidas exorbitantes”, explicou o presidente do sindicato, Diego Araujo.

O sindicalista também se queixou da forma como os assuntos que afetam os servidores são tramitadas pelo governo. “Não há o mínimo interesse em dialogar com os trabalhadores e trabalhadoras antes de propor qualquer mudança drástica na vida deles. Jackson envia projetos à Alese, reforçando inclusive, o caráter emergencial da pauta para que seja votada o mais rápido possível pela Casa e consegue  aprovação facilmente pois contém a maioria da bancada. O debate com os servidores públicos fica de fora completamente”, finalizou Diego, que reafirma o pedido de apoio dos deputados estaduais para que o projeto seja recusado.

Nesta quinta, 24, a partir das 9h, o SINTRASE estará novamente ocupando as galerias da Alese.

Compareçam!

Convocação: Contra o desmonte da previdência estadual nesta quarta, 23